Guia *não exaustivo* sobre a vida, a morte e a ressurreição, segundo a Bíblia
Muito se fala sobre espíritos, fantasmas, vida e morte. Por isso, vale a pena ler o que Deus nos disse através dos escritos contidos na Bíblia.
Espírito, corpo e alma
Sugundo a Bíblia, a pessoa é feita de corpo e espírito.
Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
O homem é alma vivente:
E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Os animais também são almas viventes!
E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento. E assim foi.
O que acontece quando a gente morre?
Quando morremos o espírito volta à Deus, ele não fica vagando pela terra:
Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais; a mesma coisa lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego; e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. Todos vão para um lugar; todos são pó e todos ao pó tornarão.
e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
Ou seja, o espírito está para o corpo assim como o ar está para o balão! O espírito vem de Deus e volta para Deus.
Poderíamos interpretar o espírito como uma “substância” 1 ou “energia” 1 que provém de Deus e que anima a carne e a transforma em alma vivente. Por isso é dito:
Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
A alma é a nossa consciência, nossa mente, personalidade. A alma não subsiste sem espírito. Haveria consciência após a morte?
Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento.
Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?
Sai-lhes o espírito, e eles tornam para sua terra; naquele mesmo dia, perecem os seus pensamentos.
O que a Bíblia diz sobre falar com espíritos
Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, as lança fora de diante de ti.
E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E, na mesma hora, saiu.
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
E por que a Bíblia diz isso? Se após a morte não há consciência, e o espírito volta para Deus, um médium não pode falar com mortos.
Então, quem está se comunicando com os vivos através de médiuns? Os espíritos imundos ou demônios.
E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem e para curarem toda enfermidade e todo mal.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Ressurreição e não reencarnação
O que Jesus falou sobre a ressurreição:
e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado serás na ressurreição dos justos.
Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último Dia.
E o que se disse da ressurreição de Jesus:
Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem.
Quantas vezes vamos viver e morrer:
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação.
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
E como sabemos disso tudo?
Porque está na Bíblia, que é a Palavra de Deus na qual cremos:
sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.Notas:
1 – Os termos “substância” e “energia” foram apresentados entre aspas, tendo em vista que não há explicação física para o espírito. Entenda-se como uma analogia, para facilitar o entendimento, e não com crenças da Nova Era, como no caso da “Força”.